quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Stevie Ray Vaughan

    Filho de Big Jim e Martha Vaughan, Stevie Ray Vaughan nasceu no dia 3 de Outubro de 1954 em Dallas, Estado texano marcado pela caipirice e pelos poços de petróleo. Vaughan começou a tocar influenciado por Jimmie, seu irmão mais velho e integrante do célebre grupo The Fabulous Thunderbirds. Além da banda, o jovem Stevie invejava a coleção de discos do irmão que, entre outros, tinha trabalhos de Jimmy Reed, Albert King, B.B. King, Kenny Burrell, Albert Collins, Charlie Christian e Django Reinhardt. Curiosamente, o primeiro instrumento que Stevie quis tocar era a bateria, mas não havia nenhuma em sua casa. Depois, veio a vontade de tocar saxofone, e Stevie chegou a experimentar o instrumento, mas o máximo que ele conseguiu produzir foram alguns grunhidos.


    Desobediente, em 1963 ele desrespeitou a ordem do irmão mais velho para que ficasse longe das suas guitarras. E foi assim às escondidas, que ele descobriu sua paixão pela guitarra e sua identidade com o blues. Boa praça, Jimmie não ficou nervoso quando flagrou o irmão tocando uma de suas guitarras. Pelo contrário, ao ver o potencial do garoto, deu-lhe de presente uma Gibson Messenger, guitarra que foi logo substituída por uma Fender Broadcaster 1952, outro presente de de Jimmie.


    Entre as bandas que Stevie tocou durante a adolescência, a memória texana registrou os nomes Blackbird e Chantones. Em 1968, enquanto tocava com o Blackbird, Stevie comprou uma Gibson Les Paul Gold Top 1952. Ao deixar o Blackbird e entrar para o Chantones, o guitarrista passou a tocar com um amigo de escola chamado Tommy Shannon. Entre uma banda e outra, Stevie arrumava tempo para tocar baixo na banda Texas Storm, liderada por seu irmão mais velho.Na primavera de 1972, Austin, a capital do Texas, era também a capital do blues no Estado. Jimmie foi pra lá, Johnny Winter estava no topo e, depois de concluir e abandonar o colégio e já com uma boa base blueseira, Stevie acompanhou o foco migratório e se mudou para a capital. Inicialmente, ele participou da banda Crackerjack, com Uncle Joe Turner na bateria e Tommy Shannon no baixo.







    Quando esteve no Brasil para acompanhar o guitarrista Nuno Mindelis, Uncle Joe Turner me confidenciou o seguinte: "Talvez eu seja o único homem da história que tenha expulso Stevie Ray Vaughan de uma banda. Na época em que tocamos juntos, ele ainda não era o montro que acabou virando", disse o baterista sem revelar nenhuma ponta de arrependimento.

    Por volta do verão de 1977, Stevie deixou o covil do Los Cobras. Com o baterista Chris Layton, a vocalista Lou Ann Barton e o então baixista W.C. Clark, ele montou o grupo Triple Threat Revue. Com egos maiores que seus talentos músicais, Vaughan e Barton viviam às turras na banda. O guitarrista queria uma boa cantora, não uma estrela. A cantora queria um guitarrista que segurasse as pontas, não um virtuose que dividisse os olhares da platéia. Essas intrigas não impediram que em maio de 1979 Vaughan escalasse Barton para a primeira formação da banda Double Trouble, nome inspirado em uma composição de Otis Rush. Com a cantora o grupo fez apenas uma apresentação em Nova York.

    Para chegar a tanto, SRV exibia já no primeiro disco uma fusão desequilibrada dos estilos de Albert King, B.B. King, Otis Rush, T-Bone Walker, Buddy Guy, Eric Clapton, Albert Collins e, acima de tudo, Jimi Hendrix. Deste último, Vaughan copiou a energia, um jeito de dominar a guitarra como quem quisesse espancá-la em um primeiro momento, fazê-la gritar no segundo e sussurrar no final. E esse é o apelo que SRV exerce sobre a geração de garotos brancos que, em vez de enveredar pela batida trilha do rock, decidiu mergulhar de cabeça no blues. 









     O pior ainda estava por vir e aconteceu em Londres. Corriam os primeiros dias de outubro de 1986, e Stevie desmaiou no palco durante a apresentação. Ele ligou para a casa da família em Dallas e pediu socorro para a mãe. "Por favor, me ajude. Estou em algum lugar na Europa e estou passando muito mal", disse ele ao telefone. Dias depois, Stevie voltou para os EUA e, em 17 de outubro, ele se internou num centro de desintoxicação em Marietta, Geórgia, onde permaneceu até 31 de novembro. Passou o ano de 87 inteiro combatendo também o alcoolismo e seguindo o programa de 12 passos dos Alcoólatras Anônimos. 

    Quando 1988 chegou, Stevie já estava sóbrio e de volta à estrada. O resultado da saída do fundo do poço está registrado em In Step, sua obra-prima. Ganhou o Grammy de melhor disco de blues contemporâneo.

    Porém o retorno de Vaughan foi tragicamente interrompido quando, na manhã do dia 27 de agosto de 1990 , onde na tarde anterior se apresentara junto com Robert CrayBuddy GuyEric Clapton e seu irmão mais velho Jimmie VaughanQuatro helicópteros estavam a disposição dos músicos, e Stevie encontrou um lugar vazio em um helicóptero com alguns membros da equipe de Clapton, e decidiu embarcar. Em conseqüencia do céu extremamente nublado e da forte névoa, o helicóptero de Stevie virou para o lado errado e foi de encontro com uma pista artificial de ski. 


    

    Não houve sobreviventes , Stevie Ray Vaughan morreu em um acidente de helicóptero próximo a East Troy, Wisconsin. O Blues perdera um dos seus maiores ícones de seu estilo , Stevie Ray Vaughan está enterrado no Laurel Land Memorial Park,em Dallas, no Texas , onde construiu toda sua carreira , ganhou fama e teve seu fim lembrado por todos até os tempos atuais .

Nenhum comentário:

Postar um comentário