sábado, 31 de julho de 2010

Dave Mustaine

    David Scott Mustaine (La Mesa, Califórnia, 13 de setembro de 1961) é vocalista, guitarrista e líder do grupo Megadeth, o qual fundou após sua saída da banda de Thrash Metal Metallica. Dave é um pioneiro do estilo thrash/speed metal no mundo. Em 2009, ficou em primeiro lugar no livro The 100 Greatest Metal Guitarists de Joel McIver.




    Dave Mustaine nasceu em 13 de setembro de 1961 na cidade de La Mesa, Califórnia, Estados Unidos, filho mais novo de Emily e John Mustaine. Seu pai, John, era alcoólatra e frequentemente batia na esposa e no pequeno Dave, que era o único filho homem. Após seus pais se divorciarem, Dave, sua mãe e suas irmãs passaram e se mudar frequentemente para evitar contato com o pai violento. Aos 17 anos, ele alugou um apartamento para si e passou a traficar drogas para sobreviver. Uma de suas clientes estava quase sempre sem dinheiro, mas trabalhava numa loja de discos, e oferecia a Dave álbuns de artistas como Iron Maiden, Black Sabbath e Judas Priest para saldar as dívidas, o que o ajudou a moldar sua preferência pelo heavy metal. No final da década de 1970, Dave começou a aprender guitarra — notavelmente com uma B.C. Rich — e juntou-se a uma banda chamada Panic por um curto período de tempo. No ano de 1981, Mustaine conheceu Lars Ulrich através de um anúncio num jornal chamado Recycler, e entrou para o Metallica, juntamente com Ron McGovney no baixo.


    Relatos narram seu envolvimento com o álcool, que fazia com que chegasse bêbado aos ensaios da banda. Certo dia, Mustaine, mais uma vez embriagado, teria levado seu cachorro em uma festa em que o Metallica promovia e seu cachorro mastigou quase todo o estofamento do carro de Ron, o que gerou uma grande briga que envolveu os outros integrantes da banda e na qual James Hetfield levou um soco no rosto de Dave, que se dizia cheio de razão por estarem maltratando o seu “pobre animal”. Entrevista com Ron MacGovney Sempre dando muito trabalho, bêbado e drogado, Dave acabou sendo expulso da banda: foi colocado, também embriagado, dentro de um ônibus (onde se pensa que ele começou a escrever “Set the World Afire”), e mandado para o outro lado do país; quando acordou, ao ver sua situação, teria ficado furioso.

    Mesmo saindo do Metallica, Dave criou grande parte das letras, riffs e solos do primeiro álbum da banda, Kill ‘Em All. Ele jurou se vingar montando uma banda mais pesada que o Metallica.




     Megadeth :

    Dave criou o Megadeth, uma banda de thrash metal. Mustaine montou a primeira versão do Megadeth com o baixista David Ellefson, o guitarrista Chris Poland e o baterista Gar Samuelson. Com esta formação lançaram já em 1985 o álbum Killing Is My Business… And Business Is Good!, com boa aceitação do público e da mídia. Após lançarem Peace Sells… But Who’s Buying? em 1986, Chris Poland e Gar Samuelson foram despedidos da banda por Mustaine, sendo substituídos pelo guitarrista Jeff Young e pelo baterista Chuck Behler. Essa formação lançou um novo álbum chamado So Far, So Good… So What!, com destaque para a música In my Darkest Hour.O relacionamento de Mustaine com o restante do grupo nunca foi muito bom. Ele sofria de overdose de drogas, e foi preso muitas vezes por isso. Um dia a polícia o prendeu por um motivo grave, oito tipos de drogas injetáveis. Após esse dia ele teve que ser internado em uma clínica de reabilitação. Meses depois Mustaine se dizia um novo homem e reformulou a banda que era composta pelo guitarrista Marty Friedman e o baterista Nick Menza.

    Esta formação lançou o álbum Rust in Peace, que foi sucesso de vendas em todo o mundo, e considerado por Mustaine como o melhor trabalho do grupo e considerado por muitos um dos maiores discos da história do metal. Em 1992, lançaram Countdown To Extinction, com destaque para a faixa “Symphony Of Destruction”. O próximo álbum, Youthanasia, foi lançado em 1994; a faixa “A Tout Le Monde” foi, por cinco meses, uma das mais tocadas nas rádios dos Estados Unidos. Em 1995, eles lançam o álbum Hidden Treasures. Em 1997 o Megadeth lança Cryptic Writings, um álbum que pretendia retornar a banda às suas origens, com músicas que lembram toda a carreira da banda: “She-Wolf”, “Trust”, “Secret Place”, “Vortex”, “FFF”, “Almost Honest”, e “The Disintegrators”. Nesse mesmo ano Nick Menza foi demitido da banda por Mustaine, devido a uma cirurgia que Menza precisou fazer no joelho. Ele foi substituído por Jimmy DeGrasso.



    Em 1999, lançaram o álbum Risk, álbum que, apesar de decepcionar alguns fãs, gerou muitos adeptos e foi sucesso de vendas nos Estados Unidos. A música “Crush ‘Em” virou tema de vários programas de luta, e a banda ganhou muitos prêmios. Marty Friedman saiu em 2000, para seguir um estilo mais pop. Foi chamado a seu lugar Al Pitrelli, da banda Savatage. 2001, ano do polêmico álbum The World Needs a Hero , a banda foi muito elogiada por este álbum, mas não fez tanto sucesso quanto seus antecessores. Em 2002 Mustaine decide encerrar temporariamente o Megadeth por problemas em um nervo de seu braço. Naquela época ele entrou em crise com David Ellefson, e houve muitas brigas, inclusive judiciais. Ellefson saiu da banda para formar o F5.

    Em 2004, já recuperado, o Megadeth lança um novo álbum chamado The System Has Failed para muitos o melhor da história do grupo. As letras faziam ataque ao governo americano da época. Chris Poland (guitarra), Vinnie Colaiuta (bateria) e Jimmy Lee Sloas (baixo) completaram a banda. Poucos dias depois, Mustaine anuncia uma nova formação, composta pelos irmãos Glen e Shawn Drover, do Eidolon, e o baixista James MacDonough (ex-Iced Earth). Fazem uma turnê pelo mundo inteiro, em 2004 e 2005, inclusive no Brasil. Ainda em 2005, o Megadeth lançou Greatest hits: Back To The Start uma coletânea dos maiores sucessos. Em 2006, o Megadeth lançou um DVD duplo intitulado Arsenal of Megadeth, trazendo diversos clipes e entrevistas em uma ordem cronológica, e promete lançar um novo trabalho. Em 2006, James MacDonough deixou a banda, para ser substituído por James Lomenzo (ex-Black Label Society). 

    Em abril de 2007 o Megadeth lança o álbum United Abominations - um trocadilho com United Nations (Nações Unidas) - com músicas pesadas e de letras agressivas, com ataques diretos às Nações Unidas e às guerras sem motivos. Este álbum foi motivo de discussão até dentro da ONU, que se pronunciou em público algumas vezes em sua defesa e retrucando as críticas do álbum. O [heavy] metal precisa novamente de um bom disco “old school”, que eu acredito que nós tenhamos feito. Não chega a ser um “Rust in Peace 2”, mas pode ser o trabalho que me faça esquecer tudo que aconteceu neste meio tempo. —Dave Mustaine, sobre o United Abominations .

    Em 2008, Mustaine percorreu os Estados Unidos e a Europa com a turnê do álbum United Abominations. Em 2009, o Megadeth lançou o álbum Endgame, álbum onde nasceu uma música destacável, com videoclip, com o nome “Headcrusher”. Em 2010 o fundador do MEGADETH, Dave Mustaine, anunciou o retorno do baixista David Ellefson (que tocou na banda entre 1983 e 2002) para o grupo, dizendo que havia perdoado, e que o considera como um irmão mais novo. 

    Mustaine é casado com Pamela Casslebarry. Tem dois filhos. Justis, nascido em 1992 e Electra, nascida em 1998. Sua família vive no Arizona. 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário