sexta-feira, 30 de julho de 2010

Amplificadores Marshall - Jim Marshall


    Em 29 de julho de 1923 nasce Jim Marshall, garoto de família humilde que logo aos 13 anos de idade começa a trabalhar. Jim pouco freqüentou a escola em sua infância devido a diversos problemas de saúde. 


Jim Marshall tinha vários projetos para musica e em 1960 abre uma loja de instrumentos musicais, inicialmente vendendo apenas baterias. Passa o tempo e a loja de Marshall já vendia em quantidade guitarras e amplificadores e, foi exatamente nesta ocasião que ele começa ouvir comentários de vários guitarristas que freqüentavam sua loja insatisfeitos com os amplificadores para guitarra disponíveis no mercado.



    Marshall não desperdiçou a chance e com a ajuda de engenheiros e várias tentativas e protótipos, eis que em 1962 é lançado o cabeçote JTM45, que vira sucesso absoluto em muito pouco tempo. Para completar o pacote, Jim projeta e constrói uma caixa acústica para ser ligada ao cabeçote. O JTM45 foi um marco para o rockn´roll, que nesta época ainda estava engatinhando, pois produzia um som limpo e cristalino, mas que rosnava alto e selvagemente quando o seu volume era posto no talo. Pete Townshend do lendário The Who foi um dos pioneiros a utilizar o JTM45, mas ele ainda queria mais...




JTM45 (Cabeçote)



  

  
    Atendendo um pedido do guitarra do Who, que tinha uma sede insaciável por volume e desejava uma caixa contendo 8 falantes de 12”, Marshall bateu cabeça e criou talvez um dos maiores ícones do rock, o Marshall Stack, que consistia em 2 caixas com 4 falantes de 12'' que ficavam empilhadas , ainda hoje os stacks da Marshall são cobiçados pela grande maioria dos guitarristas do mundo todo.

    No final da década de 60/ inicio da década de 70, era muito fácil ver nos palcos de grandes shows e acompanhando a maioria dos músicos daquela época os cabeçotes e stacks Marshall, que atendia com muita flexibilidade músicos de pegada e estilos próprios e bem diferentes. Vale lembrar que foi nessa época que surgiram os maiores nomes do rockn´roll e momento em que o heavy metal estava já na fase de embrião. Nesta ocasião, a Marshall oferecia além do JTM45 o cabeçote Marshall 1959 Super Lead “Plexi” (lançado em 1966), que fazia a cabeça de músicos como Jimi Hendrix.

    No final dos anos 90 a Marshall lança a linha Valvestate, que com modelos mais acessíveis, combinando válvula com transistores, atingem nichos de mercado que até então não tinham acesso aos produtos da empresa. Neste mesmo período também é lançada a linha de pré amplificadores de rack, que trazem junto a potência e o timbre peculiar dos Marshall´s, o padrão MIDI, que na época estava em ascensão.

    Além dos modelos de amplificadores citados neste texto, a Marshall também produz pedais de efeitos para guitarra, amplificadores voltados para instrumentos acústicos e amplificadores para baixo, divididos entre combos, cabeçotes e gabinetes (stacks).

Nenhum comentário:

Postar um comentário