domingo, 1 de agosto de 2010

Green Day


    
    O Pop Punk estava fortemente presente no som feito pela banda no início da carreira, pelo estilo alternativo e simples das músicas e pela rápida aceitação do trabalho da banda pelo público. Porém, atualmente, a banda abusa mais do Pop Rock e é visto como banda Emo por muitas pessoas. Tudo começou em East Bay, Califórnia, no ano de 1987. Os amigos de infância Billie Joe Armstrong e Mike Dirnt montam a banda Sweet Children e convidam John Alan Kiffmeyer para assumir a bateria. Com esta formação e com este nome lançam o EP “Sweet Children”. Depois de um tempo, os integrantes mudam o nome da banda para Green Day e lançam o segundo EP, “1000 Hours”. “39/Smooth” foi o primeiro disco do grupo lançado por uma gravadora, a Lookout! Records, em 1990. Logo na estréia, os garotos faturam um Disco de Ouro. Após o lançamento deste álbum, o baterista Kiffmeyer deixa a banda para se dedicar aos estudos. Tré Cool  entra em seu lugar e o grupo grava o segundo disco, em 1991, que foi chamado “Kerplunk”. Mas foi apenas com o terceiro álbum, “Dookie”, que a banda lançou os primeiros singles, como “Longview”, “Welcome to Paradise”, “Basket Case”.  









    Este disco marca a transição da banda para a gravadora Reprise Records e conquistou o prêmio de Melhor Álbum de Música Alternativa no Grammy. Além do prêmio, “Dookie” foi certificado por quatro vezes com Disco de Platina e duas vezes com Disco de Diamante. O próximo álbum foi “Insomniac”, que também recebeu Disco de Platina, mas não teve grande repercussão como o anterior. Este trabalho mostrou um lado mais agressivo da banda e trouxe os singles “Geek Stink Breath”, “Stuck With Me”, “Brain Stew / Jaded” e “Walking Contradiction”. Em 1996, o Green Day traz o EP ”Bowling Bowling Bowling Parking Parking”, trazendo sete músicas gravadas ao vivo em diversas partes do mundo. No mesmo ano, lança um álbum ao vivo, “Foot In Mouth”, que seguia o mesmo processo de gravação do EP. Após uma longa pausa, sem lançar música inédita e sem fazer shows, o grupo retorna com o álbum “Ninrod”. O trabalho traz um dos hits mais conhecidos da banda, “Good Riddance (Time Of Your Life)”, e é considerado um dos melhores álbuns do Green Day.



    O sétimo trabalho foi lançado no final de 2000 sob o título “Warning”. Ele não obteve tanta repercussão como os anteriores, por trazer um som voltado mais ao Pop Rock. Esta característica é facilmente percebida nas faixas “Minority”, “Waiting” e “Macy’s Day Parade”. Porém, o disco seguinte chega para alavancar novamente a vendagem da banda. Seguindo o mesmo estilo musical do anterior, “American Idiot” vendeu cerca de 14 milhões de cópias e foi certificado com Disco de Platina por seis vezes no Canadá, na Austrália e no Reino Unido. A faixa-título, “Boulevard of Broken Dreams” e “Wake Me Up When September Ends” foram as principais responsáveis por este sucesso. “Bullet in a Bible” foi um CD e DVD gravado ao vivo e lançado em 2005. O álbum trouxe uma reunião dos principais sucessos da banda, como “Holiday” e “Jesus of Suburbia”. O ano de 2009 foi reservado para o lançamento do oitavo disco,“21st Century Breakdown”, que traz a divisão das músicas em três atos: Heroes and Cons, Charlatans and Saints e Horseshoes and Handgrenades.


Nenhum comentário:

Postar um comentário